quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

A todos os fans dos Xutos (e não só), aconselho a leitura do livro dcom a biografia do Zé Pedro. Nele a vida do guitarrista é contada nas palavras da irmã.

O livro recebeu o título de Não Sou o Único , um dos hinos dos Xutos & Pontapés, e vai estar disponível nas lojas a partir de amanhã. A biografia de Zé Pedro foi escrita por Helena Reis, irmã mais velha e professora de inglês. Tem a chancela da Editorial Presença.

Ao Correio da Manhã, Helena Reis explicou qual o conteúdo da obra: “uma biografia que começa com uma recolha dos livros de bebé que a nossa mãe escrevia”. O livro atravessa a infância de Zé Pedro, as viagens “a Timor, à Guiné” e uma outra que nas palavras da irmã o fez decidir ser músico: “um inter-rail, de que fala muito e que o marcou porque foi a um festival punk em França”.

Corria o ano de 1977 – ano recheado de momentos chave para o punk, como o lançamento de Never Mind The Bollocks, Here’s The Sex Pistols - e depois do festival francês, Zé Pedro ainda passou por Barcelona. Helena conta que ao ver o Santana actuar, Zé Pedro afirmou: “é isto que eu gostava de fazer, isto é o meu sonho”.

A biografia avança com outras fases da vida de Zé Pedro, nomeadamente a formação dos Xutos & Pontapés, e com uma série de episódios relacionados com a banda e com a sua vida pessoal, passando pelo consumo de drogas e incluindo o plano amoroso. A autora assegura que a leitura de Não Sou o Único “dá resposta às questões dos fãs”.

O retrato termina em Nova Iorque, num concerto dos Rolling Stones, a que Zé Pedro foi há dois anos, para celebrar o seu aniversário. Um retrato recheado de “faixas escondidas”, diz a irmã.

Sem comentários: