segunda-feira, 21 de setembro de 2009

É já no próximo dia 26 de Setembro

É já no próximo dia 26 de Setembro que os Xutos & Pontapés sobem ao palco montado no Estádio do Restelo, em Lisboa. Aquele que é o último concerto da digressão nacional, servirá também para comemorar os 30 anos da banda.

O espectáculo terá pelo menos duas horas e meia de duração e recordará os grandes êxitos dos Xutos, bem como alguns temas do novo álbum editado em Abril.

«É o nosso concerto mais ambicioso e já o andamos a imaginar há bastante tempo, há pelo menos cinco anos», disse o vocalista Tim ao IOL Música numa visita ao estádio do Belenenses esta terça-feira.

Camané e Pacman entre os convidados

Para uma noite que promete ser única, a banda será acompanhada em palco por vários convidados especiais. Pacman, dos Da Weasel, interpretará «O Sangue da Cidade», enquanto que Manuel Paulo, ex-Ala dos Namorados, tomará conta do piano em «Amor com Paixão».

Durante a parte acústica do concerto, os Xutos & Pontapés contarão com o baixo de Pedro Gonçalves (Dead Combo) e a voz de Camané.

«São poucos, mas são bons. Eles vêm ajudar-nos a produzir isto», comentou Tim em relação às participações especiais.

Quem também se juntará à festa são Os Pontos Negros e os Tara Perdida, que assegurarão a primeira parte do espectáculo. A banda de João Ribas acabou por ser uma escolha quase unânime para os Xutos, revelou Tim: «Quando chegou a altura de pensar em bandas, três de nós disseram logo "Tara Perdida"».

Produção ao nível dos U2 e Rolling Stones

O primeiro concerto de estádio dos Xutos & Pontapés em nome próprio irá envolver mais de 400 pessoas na produção e todo o material será transportado em 30 camiões TIR.

O palco terá 20 metros de altura e 50 de comprimento e será apetrechado com equipamentos de luz, som e vídeo de alta tecnologia, usado por bandas como os U2 ou os Rolling Stones.

«Levantar essa fasquia [na qualidade dos concertos] é a nossa obrigação. [Queremos] fazer com que as outras bandas, que venham atrás, acreditem que é possível fazer concertos assim e que isto se torne, mais ou menos, vulgar.»

Xutos esperam «casa cheia»

O espectáculo será gravado e deverá ser editado em DVD para mais tarde recordar. Os bilhetes continuam à venda nos locais habituais e os Xutos esperam ter «casa cheia» no Restelo.

As portas abrem às 16h00 e Os Pontos Negros sobem ao palco a partir de 19h30 para meia hora de actuação. Às 20h30 será a vez do punk rock dos Tara Perdida. Os Xutos & Pontapés têm concerto marcado para as 22h00.

Sem comentários: